Você sabe a diferença entre a foto tradicional e a foto 360 graus?

12 fev, 2021 | Dicas, Informações | 0 Comentários

Profissionais de diversos setores estão optando pelo tour virtual. Essa forma de aumentar a experiência interativa com o público-alvo, através da foto 360 graus, está se popularizando para a divulgação de produtos e serviços.

No entanto, apesar de a tecnologia não ser uma novidade, a diferença entre a foto tradicional e a foto 360 graus ainda causa confusão.

A técnica da foto 360 graus eleva a experiência dos consumidores em diversos setores, como e-commerce, mercado imobiliário, projetos arquitetônicos, mobiliário, hotelaria, decoração, design, etc.

Na foto tradicional, você vê apenas um ângulo do ambiente, de acordo com o enquadramento que é dado à imagem. Já na foto 360 graus a visão é completa, de um ponto central do espaço. Um tour virtual, então, é composto por várias fotos 360 graus interligadas entre si.

Por outro lado, foto 360 graus não é a mesma coisa que uma panorâmica, que dá visão de 180 graus.

Outro ponto é o equipamento utilizado. É preciso uma câmera especial com função 360 graus.

Mas afinal, como essa tecnologia funciona?

 

O que é a foto 360 graus?

A foto 360 graus é a visão completa de um ambiente partindo de um ponto central. Ou seja, de forma interativa, o usuário move a foto para os lados, vendo como o espaço é. 

Apesar da tecnologia, o formato não é uma novidade. Em 1957, um empresário encomendou ao fotógrafo brasileiro Sebastião Carvalho Leme uma imagem que mostrasse alguns prédios – nos quais ele era dono – em uma confluência de três esquinas.

O problema é que esse conjunto teria que ser mostrado em uma única foto. A ideia do fotógrafo, então, foi fazer 10 negativos, ampliá-los e montá-los em uma imagem única – o que fez usando sua Rolleiflex.

 

Desafio vencido

Só que a partir daí, o próprio Sebastião Carvalho Leme propôs um novo desafio a si próprio. Mesmo satisfeito com o resultado anterior, decidiu criar uma forma de fazer apenas um negativo que abrangesse 360 graus.

Depois de três protótipos e um ano de aperfeiçoamento, surgiu a primeira câmera fotográfica 360 graus.

 

Qualidade é imprescindível

Hoje a técnica, também chamada de tour virtual, ganha espaço entre público ao mostrar imagens com amplitude e profundidade, criando um diferencial de apresentação para várias empresas.

No entanto, é preciso atenção à qualidade das fotos 360 graus, para que elas realmente ofereçam experiências memoráveis ao público-alvo.

A qualidade não é a mesma, por exemplo, do que juntar duas panorâmicas para fazer uma foto 360 graus. É preciso conhecimento e experiência para captação das imagens, mesmo utilizando uma câmera 360 graus.

 

Imagem é diferencial em praticamente todos os segmentos

As aplicações das fotos 360 graus são praticamente infinitas. O mercado imobiliário, por exemplo, é um dos que se beneficiam do tour virtual.

Além do conforto de poder visitar vários imóveis virtualmente e com segurança, em tempos de distanciamento social, há mais agilidade no processo, reduzindo o tempo de tomada de decisão.

Isso se encaixa em praticamente todos os setores e nichos, que veem na foto 360 graus um upgrade nos serviços.

 

Conheça alguns dos mercados que mais utilizam a foto 360 graus:

  • Imobiliárias e construtoras, que procuram maior imersão dos clientes em unidades;
  • Projetos de arquitetura, que ganham mais dinamismo e maior senso de proporção;
  • Hotéis, que procuram mostrar as acomodações e instalações de forma mais atrativa;
  • Restaurantes e bares, oferecendo uma divulgação com maior do ambiente;
  • Sítios, casas de festas e de espetáculos, para mostrar as dimensões dos espaços;
  • Clínicas, que procuram mostrar melhor as instalações e equipamentos;
  • Clubes, escritórios, lojas de móveis sob medida e e-commerce em geral.

Agora que você já sabe a diferença entre a foto tradicional e a foto 360 graus, que tal conhecer um pouco mais sobre as possibilidades?

 

Acompanhe o Blog da PJ-360 e receba as melhores dicas e as últimas novidades para criar diferenciais para o seu negócio com as fotos 360 graus!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tour virtual - monitoramento de obras

Monitoramento de obras com o Tour Virtual

O tour virtual é uma das grandes ferramentas do mercado imobiliário. A facilidade de fazer a visita à distância, girando 360 graus em cada cômodo, está otimizando as vendas e locações. Mas, além disso, a tecnologia também é uma ótima forma de monitorar...
tour virtual - na imagem uma mão segurando um celular

Entenda a diferença entre 3D e Tour Virtual

A tecnologia só trouxe benefícios e praticidade para construtoras, arquitetos, corretores, imobiliárias e clientes. O tour virtual, por exemplo, melhora a experiência de compra, oferecendo conforto, segurança e praticidade. No entanto, ainda é comum haver confusão...
6 Razões para ter o Tour Virtual na sua imobiliária!

6 Razões para criar o Tour Virtual na sua imobiliária!

As imobiliárias têm tido o apoio da tecnologia para diferenciar o atendimento no mercado. O tour virtual de imóveis, por exemplo, é uma das soluções que favorecem a segurança dos clientes e corretores através da visitação à distância. Composto por uma sequência de...
tour virtual na engenharia e arquitetura

Tour virtual na engenharia e arquitetura: como utilizar

O tour virtual na engenharia e arquitetura é tendência e vem propulsando o mercado. O motivo é o diferencial na hora da apresentação de projetos e produtos. Entretanto, apesar de não ser novidade, muitos profissionais ainda não sabem como utilizá-la de forma efetiva e...
construtoras - tour virtual de apartamentos decorados

Construtoras: porque oferecer tour virtual para apresentação de apartamentos decorados

O tour virtual é uma forte tendência entre as construtoras. O objetivo é encantar os clientes. Afinal, a Covid-19 modificou hábitos e, alguns deles, devem permanecer pós-pandemia. O atendimento online e o uso da tecnologia para vender imóveis, por exemplo, chegou para...
câmeras 360 graus

Saiba quais são as melhores câmeras 360 graus

O tour virtual já é uma realidade nos mais diversos setores. Mais do que uma tendência, a tecnologia já conquistou o público, cada vez mais exigente no mundo digital, e se tornou um diferencial de competitividade. Para isso é preciso investir em uma boa câmera 360...
Diferença de foto tradicional e foto 360 graus

Você sabe a diferença entre a foto tradicional e a foto 360 graus?

Profissionais de diversos setores estão optando pelo tour virtual. Essa forma de aumentar a experiência interativa com o público-alvo, através da foto 360 graus, está se popularizando para a divulgação de produtos e serviços. No entanto, apesar de a tecnologia não ser...
Tour virtual na apresentação de projetos arquitetônicos

As vantagens do tour virtual na apresentação de projetos arquitetônicos

O tour virtual é um sistema que surgiu para auxiliar a apresentação de imóveis, móveis, projetos arquitetônicos e design de interiores na apresentação virtual, oferecendo comodidade, otimização e realidade de forma online para seus clientes. Essa combinação de imagens...
tour virtual - apresentação de projetos sob medida

Por que usar o Tour Virtual na apresentação de projetos de móveis sob medida?

Os móveis sob medida são soluções requisitadas no mundo da decoração e da arquitetura, justamente pela beleza, qualidade, funcionalidade e personalização dos ambientes. Entretanto, nem sempre os clientes conseguem visualizar com nitidez a proposta do profissional. É...
vender imóveis sem realizar visitas presenciais

Como vender imóveis sem realizar visitas presenciais ao local?

Antes mesmo do Covid-19 os consumidores já demonstravam interesse por processos online. A pandemia, no entanto, acelerou o desenvolvimento de soluções tecnológicas, como as imobiliárias digitais e negócios que respeitam o distanciamento social. Com a impossibilidade...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *