Entenda a diferença entre 3D e Tour Virtual

23 mar, 2021 | Informações | 0 Comentários

A tecnologia só trouxe benefícios e praticidade para construtoras, arquitetos, corretores, imobiliárias e clientes. O tour virtual, por exemplo, melhora a experiência de compra, oferecendo conforto, segurança e praticidade.

No entanto, ainda é comum haver confusão entre 3D e tour virtual. Para entender melhor o assunto e diferenciar um do outro, preparamos esse conteúdo. Boa leitura.

 

Tour virtual não é 3D

Quando se fala em 3D, entende-se como um objeto que pode ser visto de todos os ângulos, com largura, profundidade e comprimento definidos. Um exemplo claro de 3D são os filmes, que parecem sair da tela para o espaço dentro das salas de cinema. 

O que ocorre é a projeção de duas imagens, da mesma cena, feitas a partir de pontos de observação diferentes. Assim, o cérebro funde automaticamente as duas imagens em uma, criando uma ilusão de visão em 3D.

Não é o que acontece no Tour Virtual. Apesar da interação 360 com as fotos no tour, indo de um lado para o outro como preferir, as imagens não têm profundidade, sendo bidimensionais.

 

Como é feito o tour virtual?

Já o tour virtual é feito através de imagens reais feitas em 360 graus, captadas por câmeras específicas, com duas lentes. Quando colocadas em sequência e interligadas, elas criam a continuidade visual no cômodo fotografado.

Assim, o tour virtual aumenta a percepção do cliente, que pode “visitar” o imóvel, cômodo por cômodo, sem sair de casa – basta um computador ou smartphone.

Para a imobiliária ou corretor autônomo é bastante simples: o ideal é colocar a máquina fotográfica específica sobre um tripé para mantê-la bem firme e nivelada.

A partir daí é só fazer as fotografias 360 graus de um ponto central, repetindo para todos os espaços do imóvel. Depois, basta criar um projeto em uma plataforma especializada, fazendo o upload das imagens na sequência desejada.

A plataforma vai então gerar um link, que poderá ser compartilhado nas redes sociais, por e-mail ou agregado à página da internet.

O tour virtual proporciona uma experiência diferente da fotografia tradicional. Por isso, quando os clientes entram em contato para marcar uma visita presencial é porque eles têm um interesse real no imóvel, reduzindo o tempo de negociação.

 

Vantagens do tour virtual

Oferecer o tour virtual para divulgar projetos imobiliários é uma das práticas estratégicas mais modernas para manter a competitividade do negócio.

O que é apresentado no tour representa os espaços reais, segmentando e selecionando clientes potenciais. Além disso, é possível criar tour virtuais para apartamentos decorados em diferentes estilos.

Veja outras vantagens:

  • Redução de custos – Tanto os profissionais quanto os clientes economizam ao evitar o deslocamento a vários imóveis, reduzindo custos de transporte, combustível, estacionamento, etc;
  • Economia de tempo – Com o tour virtual os corretores aumentam a assertividade nas visitas presenciais. Mesmo assim, entre os imóveis para alugar, muitos clientes têm fechado o contrato totalmente online, inclusive com a assinatura digital do contrato. Apenas a entrega das chaves é presencial;
  •  Valor agregado ao serviço – Construtoras e imobiliárias, assim como corretores autônomos, demonstram mais profissionalismo. O tour virtual agrega valor ao serviço e ajuda a consolidar a marca no mercado, aumentando a competitividade;
  • Praticidade para os clientes – Ao contrário do 3D, o cliente não precisa de óculos nem qualquer outro acessório especial para ver o tour virtual. Basta estar online para acessá-lo de qualquer lugar, seja através do celular, notebook, PC ou tablet.

 

E então, pronto para conhecer mais? Venha descobrir como é fácil fazer seu tour virtual na PJ-360 e experimente gratuitamente por 15 dias!

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