Monitoramento de obras com o Tour Virtual

30 mar, 2021 | Construtoras, Engenharia, Imobiliárias, Tour virtual | 0 Comentários

O tour virtual é uma das grandes ferramentas do mercado imobiliário. A facilidade de fazer a visita à distância, girando 360 graus em cada cômodo, está otimizando as vendas e locações. Mas, além disso, a tecnologia também é uma ótima forma de monitorar empreendimentos.

 

Como funciona o tour virtual para administrar obras?

O tour virtual para gerir e monitorar obras é uma das tecnologias mais utilizadas por construtoras que apostam na inovação para atingir bons resultados.

A técnica é basicamente a mesma utilizada por corretores e imobiliárias para vender imóveis. As imagens do local são feitas por uma câmera específica, que utiliza duas lentes para criar fotografias 360 graus.

Essas fotos podem ser feitas por qualquer pessoa, seja um corretor, mestre de obras, engenheiro ou arquiteto. Basta um tripé para manter a câmera estável e um aplicativo, que vem com a própria câmera ou pode ser baixado no celular.

Depois de feitas, as imagens devem ser migradas para uma plataforma específica, onde é criado um projeto com as fotos na sequência que se deseja.

Então é gerado um link para compartilhamento do resultado final, que permite uma análise, em 360 graus, do espaço fotografado.

Dessa forma, o tour virtual facilita o acompanhamento da obra, agilizando, inclusive, a comunicação entre os responsáveis. A obra ganha em praticidade, rapidez e qualidade.

Como o processo é bastante simples e rápido, permite que mesmo obras simples ou de baixo custo possam ser acompanhadas ou analisadas por especialistas em qualquer parte.

 

Em que etapas o tour virtual pode ser usado?

O tour virtual pode ser utilizado em todas as etapas da obra, facilitando o processo de gestão.

 

  • No canteiro de obras

No canteiro de obras, por exemplo, o gerente e engenheiro podem fazer as fotografias de 360 graus de locais específicos que precisem de algum tipo de análise ou autorização e enviar para os gestores.

Também é possível predeterminar a frequência para enviar o tour virtual, mostrando a concordância, ou não, com o cronograma da obra.

O tour virtual evita, por exemplo, que pessoas do alto escalão da construtora precisem estar fisicamente no canteiro para aprovar ou rever alguma decisão.

 

  • Para informar sócios e investidores

Outro aspecto é na hora de manter sócios e investidores informados sobre o desenrolar da construção.

Além de terem uma noção mais transparente de como o investimento está sendo empregado, também é possível precisar a data de retorno dos valores.

 

  • Na resolução de problemas

Construir não é uma tarefa fácil.É preciso um monitoramento bastante próximo para garantir que tudo esteja sendo feito da forma planejada. Imprevistos, no entanto, sempre acontecem.

Nessas horas, o tour virtual também propicia a tomada de decisões mais assertivas, agilizando resoluções de problemas antes que fiquem maiores, que atinjam um ponto crítico ou outras partes do projeto.

 

  • Nas vistorias para elaboração de relatórios técnicos

Há uma grande burocracia que envolve toda construção e a elaboração de relatórios técnicos precisos. Estar em consonância com a legislação é um ponto crucial.

O tour virtual possibilita a elaboração de relatórios mais completos e assertivos, uma vez que é possível fazer um tour virtual para cada descrição, por exemplo, ou enviar um link único para fiscais e auditores que confirmem as informações do relatório.

Assim, todo o processo ganha em rapidez e economia, já que há menor chance de erros e gastos com retrabalhos, além da redução da incidência de taxas e multas.

O tour virtual também demonstra uma maior preocupação com os padrões de gestão e qualidade das obras, elevando a construtora a um novo nível de profissionalismo.

Conheça mais de perto a ferramenta do tour virtual para construtoras na PJ-360, a melhor plataforma especializada e experimente gratuitamente por 15 dias!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tour virtual - monitoramento de obras

Monitoramento de obras com o Tour Virtual

O tour virtual é uma das grandes ferramentas do mercado imobiliário. A facilidade de fazer a visita à distância, girando 360 graus em cada cômodo, está otimizando as vendas e locações. Mas, além disso, a tecnologia também é uma ótima forma de monitorar...
tour virtual - na imagem uma mão segurando um celular

Entenda a diferença entre 3D e Tour Virtual

A tecnologia só trouxe benefícios e praticidade para construtoras, arquitetos, corretores, imobiliárias e clientes. O tour virtual, por exemplo, melhora a experiência de compra, oferecendo conforto, segurança e praticidade. No entanto, ainda é comum haver confusão...
6 Razões para ter o Tour Virtual na sua imobiliária!

6 Razões para criar o Tour Virtual na sua imobiliária!

As imobiliárias têm tido o apoio da tecnologia para diferenciar o atendimento no mercado. O tour virtual de imóveis, por exemplo, é uma das soluções que favorecem a segurança dos clientes e corretores através da visitação à distância. Composto por uma sequência de...
tour virtual na engenharia e arquitetura

Tour virtual na engenharia e arquitetura: como utilizar

O tour virtual na engenharia e arquitetura é tendência e vem propulsando o mercado. O motivo é o diferencial na hora da apresentação de projetos e produtos. Entretanto, apesar de não ser novidade, muitos profissionais ainda não sabem como utilizá-la de forma efetiva e...
construtoras - tour virtual de apartamentos decorados

Construtoras: porque oferecer tour virtual para apresentação de apartamentos decorados

O tour virtual é uma forte tendência entre as construtoras. O objetivo é encantar os clientes. Afinal, a Covid-19 modificou hábitos e, alguns deles, devem permanecer pós-pandemia. O atendimento online e o uso da tecnologia para vender imóveis, por exemplo, chegou para...
câmeras 360 graus

Saiba quais são as melhores câmeras 360 graus

O tour virtual já é uma realidade nos mais diversos setores. Mais do que uma tendência, a tecnologia já conquistou o público, cada vez mais exigente no mundo digital, e se tornou um diferencial de competitividade. Para isso é preciso investir em uma boa câmera 360...
Diferença de foto tradicional e foto 360 graus

Você sabe a diferença entre a foto tradicional e a foto 360 graus?

Profissionais de diversos setores estão optando pelo tour virtual. Essa forma de aumentar a experiência interativa com o público-alvo, através da foto 360 graus, está se popularizando para a divulgação de produtos e serviços. No entanto, apesar de a tecnologia não ser...
Tour virtual na apresentação de projetos arquitetônicos

As vantagens do tour virtual na apresentação de projetos arquitetônicos

O tour virtual é um sistema que surgiu para auxiliar a apresentação de imóveis, móveis, projetos arquitetônicos e design de interiores na apresentação virtual, oferecendo comodidade, otimização e realidade de forma online para seus clientes. Essa combinação de imagens...
tour virtual - apresentação de projetos sob medida

Por que usar o Tour Virtual na apresentação de projetos de móveis sob medida?

Os móveis sob medida são soluções requisitadas no mundo da decoração e da arquitetura, justamente pela beleza, qualidade, funcionalidade e personalização dos ambientes. Entretanto, nem sempre os clientes conseguem visualizar com nitidez a proposta do profissional. É...
vender imóveis sem realizar visitas presenciais

Como vender imóveis sem realizar visitas presenciais ao local?

Antes mesmo do Covid-19 os consumidores já demonstravam interesse por processos online. A pandemia, no entanto, acelerou o desenvolvimento de soluções tecnológicas, como as imobiliárias digitais e negócios que respeitam o distanciamento social. Com a impossibilidade...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *