Tour virtual na engenharia e arquitetura: como utilizar

25 fev, 2021 | Arquitetura, Engenharia, Tour virtual | 0 Comentários

O tour virtual na engenharia e arquitetura é tendência e vem propulsando o mercado. O motivo é o diferencial na hora da apresentação de projetos e produtos.

Entretanto, apesar de não ser novidade, muitos profissionais ainda não sabem como utilizá-la de forma efetiva e atrativa. Conhece-se o uso na parte de vendas de móveis sob medida, mas as possibilidades vão além .

Conheça algumas das muitas formas que os profissionais de engenharia e arquitetura podem utilizar o tour virtual e descubra como encantar seu público-alvo.

 

Como usar o tour virtual na engenharia e arquitetura

Cada etapa de um projeto de engenharia e arquitetura precisa ser documentado – e, muitas vezes, é preciso a aprovação de outras pessoas, empresas ou segmentos para dar andamento ao cronograma.

De forma simples e intuitiva, o tour virtual oferece uma visão clara da proposta, reduzindo o tempo de negociação, aprovação ou reestruturação do projeto. Veja como:

 

Na análise do terreno

Um projeto de engenharia ou arquitetura, na construção civil, começa pela análise do terreno. É preciso fazer um levantamento das características locais para chegar às ações mais assertivas de preparação do solo e correção de problemas.

Com imagens 360 graus de todo o espaço é possível criar um tour virtual onde os interessados podem conferir os aspectos locais.

Assim, é possível conferir áreas de especial interesse através do zoom e verificar episódios de desmatamento, desníveis, características do solo, vegetação, incidência de sol, terraplanagem, etc.

 

Durante a obra

Para elaborar um tour virtual é muito simples: basta fazer fotografias com a câmera de 360 graus, escolher a ordem e carregar em uma plataforma especializada.

Uma ideia, por exemplo, é fazer o acompanhamento diário do canteiro de obra. Dessa forma, fica mais fácil e rápido checar se o cronograma está sendo cumprido a contento.

Isso é especialmente interessante para otimizar o processo, já que basta compartilhar o link com gerentes de obra, gestores da construtora ou mesmo com os clientes. 

Essa integração facilita a comunicação, agiliza os trabalhos e ainda agrega valor ao serviço de engenharia e arquitetura.

 

Na aprovação e vistoria de cada etapa

Da mesma forma, o tour virtual pode ser um diferencial a mais nos relatórios, principalmente nos projetos de maior porte, que envolvem investidores. Os interessados podem conferir todo o andamento com um maior grau de assertividade.

Por outro lado, o tour virtual também otimiza vistorias e a aprovação de cada etapa do projeto proposto.

Assim, ao fazer imagens detalhadas, pode-se evitar problemas futuros, resolver erros e economizar tempo e dinheiro.

Dessa forma, agiliza a aprovação de cada etapa, já que basta o envio do link para a checagem em qualquer momento e lugar.

Esse processo torna bem mais fácil e rápido determinar se é preciso uma vistoria presencial ou emergência, por exemplo.

 

Na venda de imóveis

Há várias formas de usar o tour virtual na engenharia e arquitetura para vender imóveis. Uma delas é a divulgação do apartamento decorado, onde os clientes finais podem ter noção de cada cômodo.

Basta o corretor, fotógrafo ou proprietário fazer as fotos 360 graus com a câmera específica em um tripé, fazer o upload das imagens para a plataforma e divulgar o link por WhatsApp.

Outro meio é o tour virtual online, onde a própria construtora ou imobiliária incorpora o link no site ou portal.

Dessa forma, ficará disponível para os usuários conhecerem os imóveis disponíveis, seja lançamento, terreno, sala comercial, casa ou apartamento.

O importante é compreender a facilidade dessa nova tecnologia e como o tour virtual beneficia os projetos de engenharia e arquitetura em todas as etapas.

Pronto para encantar seus clientes e investidores com o tour virtual?

 

Venha descobrir mais e experimentar gratuitamente a PJ-360, uma das mais completas plataformas do mercado!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tour virtual - monitoramento de obras

Monitoramento de obras com o Tour Virtual

O tour virtual é uma das grandes ferramentas do mercado imobiliário. A facilidade de fazer a visita à distância, girando 360 graus em cada cômodo, está otimizando as vendas e locações. Mas, além disso, a tecnologia também é uma ótima forma de monitorar...
tour virtual - na imagem uma mão segurando um celular

Entenda a diferença entre 3D e Tour Virtual

A tecnologia só trouxe benefícios e praticidade para construtoras, arquitetos, corretores, imobiliárias e clientes. O tour virtual, por exemplo, melhora a experiência de compra, oferecendo conforto, segurança e praticidade. No entanto, ainda é comum haver confusão...
6 Razões para ter o Tour Virtual na sua imobiliária!

6 Razões para criar o Tour Virtual na sua imobiliária!

As imobiliárias têm tido o apoio da tecnologia para diferenciar o atendimento no mercado. O tour virtual de imóveis, por exemplo, é uma das soluções que favorecem a segurança dos clientes e corretores através da visitação à distância. Composto por uma sequência de...
tour virtual na engenharia e arquitetura

Tour virtual na engenharia e arquitetura: como utilizar

O tour virtual na engenharia e arquitetura é tendência e vem propulsando o mercado. O motivo é o diferencial na hora da apresentação de projetos e produtos. Entretanto, apesar de não ser novidade, muitos profissionais ainda não sabem como utilizá-la de forma efetiva e...
construtoras - tour virtual de apartamentos decorados

Construtoras: porque oferecer tour virtual para apresentação de apartamentos decorados

O tour virtual é uma forte tendência entre as construtoras. O objetivo é encantar os clientes. Afinal, a Covid-19 modificou hábitos e, alguns deles, devem permanecer pós-pandemia. O atendimento online e o uso da tecnologia para vender imóveis, por exemplo, chegou para...
câmeras 360 graus

Saiba quais são as melhores câmeras 360 graus

O tour virtual já é uma realidade nos mais diversos setores. Mais do que uma tendência, a tecnologia já conquistou o público, cada vez mais exigente no mundo digital, e se tornou um diferencial de competitividade. Para isso é preciso investir em uma boa câmera 360...
Diferença de foto tradicional e foto 360 graus

Você sabe a diferença entre a foto tradicional e a foto 360 graus?

Profissionais de diversos setores estão optando pelo tour virtual. Essa forma de aumentar a experiência interativa com o público-alvo, através da foto 360 graus, está se popularizando para a divulgação de produtos e serviços. No entanto, apesar de a tecnologia não ser...
Tour virtual na apresentação de projetos arquitetônicos

As vantagens do tour virtual na apresentação de projetos arquitetônicos

O tour virtual é um sistema que surgiu para auxiliar a apresentação de imóveis, móveis, projetos arquitetônicos e design de interiores na apresentação virtual, oferecendo comodidade, otimização e realidade de forma online para seus clientes. Essa combinação de imagens...
tour virtual - apresentação de projetos sob medida

Por que usar o Tour Virtual na apresentação de projetos de móveis sob medida?

Os móveis sob medida são soluções requisitadas no mundo da decoração e da arquitetura, justamente pela beleza, qualidade, funcionalidade e personalização dos ambientes. Entretanto, nem sempre os clientes conseguem visualizar com nitidez a proposta do profissional. É...
vender imóveis sem realizar visitas presenciais

Como vender imóveis sem realizar visitas presenciais ao local?

Antes mesmo do Covid-19 os consumidores já demonstravam interesse por processos online. A pandemia, no entanto, acelerou o desenvolvimento de soluções tecnológicas, como as imobiliárias digitais e negócios que respeitam o distanciamento social. Com a impossibilidade...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *